top of page

Importância da Logística na Moderna Economia

 

Logística é importante porque é capaz de auxiliar empresas e organizações na agregação e criação de valor ao cliente. Ela pode ser a chave para uma estratégia empresarial de sucesso, provendo uma multiplicidade de maneiras para diferenciar a empresa da concorrência através de um serviço superior ou, ainda, por meio de interessantes reduções de custo operacional.

 

Nesta seção conceitua-se logística e seu componente de ligação física entre a empresa e seus clientes, a distribuição, e especifica-se o novo e importante conceito para empresas de varejo, o trade marketing, que complementa a logística e seus canais de distribuição no gerenciamento da demandas e demais ações de comunicação de marcas e ações promocionais no PDV, onde muitas decisões de compra de commodities são tomadas. Analisam-se, ainda, as principais variáveis do atual cenário mercadológico que trouxeram a logística para o centro das preocupações de empresas e organizações de tamanhos e ramos tão diversos de atividades no Brasil e discute-se a importância da logística nas empresas e organizações.

CANAIS DE MARKETING

Estrutura resultante de integração entre organizações independentes responsáveis pela administração em alguma instância, de fluxos estabelecidos no processo de disponibilização do fabricante para o utilizador daquilo

Distribuição.

Processo de disponibilização de um produto pelo fabricante ao usuário (cliente empresarial/consumidor final), resultante de trocas entre estes e eventuais organizações de intermédio, que asseguram a continuibilidade da linha de produção e consumo.

 Mantidas todas as demais condições  constantes, podemos entender que à  medida que os serviços ofertados vão  sendo incrementados e se igualam aos  competidores, novos investimentos vão  c  riar tendência de migração de  conteúdo,  ganhando mercados          competidores.

A partir de um certo ponto, o serviço oferecido extrapola os requisitos dos consumidores, de modo que o investimento em qualidade não mais ocasione um aumento nas vendas em volumes proporcionais para o setor.

O valor do produto para o comprador será o custo, a menos que este seja diferenciado por níveis de serviço especializados. Para que produtos sejam adquiridos, as empresas se forçam para atingir metas, uma posição de liderança no mercado, sendo por produtividade (baixo custo) em oferecer um nível de serviços 100 competidores. As quatro possibilidades de uma empresa atingir a possibilidade de liderança em custos e prestação, estará confortável no mercado, desenvolvendo-se apenas em ocupar com posições relativas e significar e melhorar na mesma velocidade do mercado.

bottom of page